Brasil, 23 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Jacó Coelho: Casag e OAB-GO devem marchar juntas

Publicado em

O novo presidente da Casag, Jacó Coelho, revelou, durante seu discurso de posse, na noite desta quinta-feira (13 de janeiro), em solenidade realizada no CEL da OAB, que trabalhará de imediato pela reformulação administrativa que garanta a possibilidade da “Caixa de Assistência e da OAB-GO marcharem em conjunto”.

“Essa reformulação começará agora. No âmbito da Casag, é hora de reorientar o caminho da unidade. Não há lugar para uma instituição que esteja em dissonância com a Seccional. Embora tenha autonomia administrativa, a Casag deve marchar com a OAB-GO, cumprindo com o objetivo para a qual foi criada, que é o de prestar assistência aos advogados goianos”, frisou.

Aplaudido pelos presentes, Jacó disse que não parece correto e moderno a existência, em um mesmo sistema, de estruturas administrativas duplicadas (como Casag e OAB-GO), o que torna mais onerosa a prestação de serviços aos advogados e às advogadas do Estado de Goiás.

“O modelo atual de gestão da Casag nos impõe uma revisão urgente, de modo a reduzir os custos fixos da instituição, obviamente resguardadas as atividades em que esta premissa não se mostrar possível”, afirmou.

Ele ainda lembrou do processo de vulnerabilidade da categoria e da necessidade de medidas urgentes, como a somatória de esforços. “Nossos colegas e sociedades de advogados têm sofrido com o processo de proletarização da advocacia e da redução de honorários, razão pela qual pressionam a instituição por auxílios e até pela redução da anuidade. Os recursos são limitados, mas as necessidades, ilimitadas. E, data venia, vejo a necessidade, não somente da OAB-GO, mas do Sistema OAB Nacional ser reformulado.”

Contas

Jacó ainda anunciou que pretende sanear atividades no âmbito da Casag, de modo torná-las superavitárias, a exemplo do CEL da OAB-GO. “Não posso olvidar sobre compromissos assumidos, a serem realizados em benefício da advocacia do interior do Estado e da capital, os quais ratifico e tenho certeza, todos nós, do Sistema OAB/GO, não mediremos esforços para cumpri-los”.