O Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Fieg, liderado pelo empresário Célio Eustáquio de Moura, promoveu quinta-feira (17/11) visita técnica de seus conselheiros à Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e ao Grupo Porto Seco Centro-Oeste, no Daia.
Na Acia, a comitiva foi recebida pelo presidente Álvaro Dantas Maia, que traçou histórico da entidade que, há 86 anos, contribui com o desenvolvimento do município, atuando de forma decisiva na atração de investimentos à região e mobilizando, atualmente, cerca de 1.100 empresas associadas.
O encontro foi acompanhado pelo presidente do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa-GO) da Fieg, Anastacios Dagios, e pelo executivo Baltazar Santos. Estimativas mostram que esse setor movimenta cerca de 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
“Anápolis tem potencial e vocação para atrair empresas nesse segmento. Temos trabalhado para isso e já estamos entre os três comitês mais atuantes do País, com ação pautada na tríplice hélice universidade-governo-indústria”, sustentou Anastácios.
No Grupo Porto Seco Centro-Oeste, a comitiva foi recebida pelo sócio-proprietário Sérgio Hajjar e pelo diretor de Operações, Everaldo Fiatkoski. Na oportunidade, foram apresentados o atual cenário da logística no Brasil e em Goiás, as oportunidades de crescimento e os serviços ofertados pelo grupo, com foco na competitividade das empresas e desembaraço de mercadorias.
Para Fiatkoski, o Brasil ainda é um país com grandes oportunidades na área logística, sobretudo ferroviária e hidroviária. “Estimamos um crescimento de 21,5% para 30% do modal ferroviário até 2025”, afirmou, completando que o grande desafio agora é o posicionamento nas cadeias de valor. “Isso só será possível quando nossa infraestrutura conversar com a área de sistemas. Isso vai se traduzir em maior competitividade.”
O presidente do Coinfra, Célio Eustáquio de Moura, destacou o trabalho do conselho nessa discussão e na busca por melhor infraestrutura no Estado, dialogando com os diversos players que atuam em Goiás. “Estamos juntos nessa defesa. Investimentos em infraestrutura são condutores de crescimento e desenvolvimento econômico, atraindo empresas, gerando competitividade e se traduzindo em mais emprego e qualidade de vida para a região.”
A visita técnica promovida pelo Coinfra foi acompanhada pelo presidente do Sinduscon Goiás, Cézar Mortari; pelo presidente do Sinduscon Anápolis, Luiz Rosa; pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira; e pelo diretor de Relações Institucionais e Regulatório da VLI, Fernando Schneider.