“Iniciamos hoje uma jornada de grande relevância para a indústria goiana”. Com essa frase, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, deu boas-vindas aos mais de 600 inscritos que acompanharam o 1º Congresso da Indústria Goiana, realizado segunda (07/11) e terça-feira (08/11), na Casa da Indústria, em Goiânia. O evento – o maior do setor no Estado – proporcionou 16 horas de imersão em trilhas de conhecimento estratégicas ao desenvolvimento econômico, com palestrantes nacionais, mesas-redondas com especialistas, apresentação de cases e rodada de negócios.
“Informação e conhecimento são fundamentais para a tomada de decisões. Nortear a condução de nossas empresas, nossos negócios, para nosso futuro, para os novos momentos que nos esperam. Estamos aqui para fomentar a discussão de ideias, tendências, trazendo as novidades do mercado e incentivando a aproximação de pessoas para gerar negócios e conectar organizações”, afirmou Sandro Mabel.
O líder classista destacou ainda o desempenho da economia goiana, que cresce acima da média nacional, e a participação da indústria em indicadores de geração de emprego, produção e exportação. “Goiás tem uma economia forte, dinâmica, diversificada, produtiva e competitiva, o que garante performance de destaque no cenário nacional.”
Correalizador do evento, o Sebrae Goiás foi representado pelo diretor João Carlos Gouveia, que ressaltou a missão da instituição no apoio aos pequenos negócios. “Somos parceiros do empreendedorismo e entendemos que a inovação promove o encontro de pessoas focadas em produzir soluções. É com esse propósito, de facilitar a vida e o crescimento dos pequenos negócios, que participamos desse momento.”
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, que também acompanhou a abertura do evento, reiterou o apoio de sua gestão a iniciativas que movimentam a economia e geram emprego e inovação, citando plano municipal de investimentos em infraestrutura, mobilidade, saúde e educação. “Esse é um trabalho que se desenvolve em conjunto. Queremos uma cidade competitiva e que responda aos anseios da população.”
Com trilhas de conhecimento colaborativas com iniciativa privada, terceiro setor, instituições de ensino e pesquisa e poder público, o 1º Congresso da Indústria Goiana abordou temas de infraestrutura, inovação, agroindústria, economia, sustentabilidade e internacionalização. As mesas-redondas mobilizaram mais de 20 especialistas e a programação contou com palestras magnas de Arthur Igreja, cofundador da AAA Inovação e fundador da Disrupt Investment and Innovation; Luiz Candreva, head de Inovação da Ayoo; Luís Artur Nogueira, economista, jornalista e educador financeiro; e Zeina Latif, consultora econômica e colunista do Estadão.
O congresso reuniu empresários, profissionais de diversos setores da indústria, estudantes, pesquisadores e representantes de instituições de ensino e pesquisa. Realizado de forma 100% presencial, o evento teve inscrição gratuita e contou com apoio do Sebrae Goiás, Sesi, Senai e IEL, além de patrocínio do Grupo Porto Seco e dos Correios, na programação dedicada ao comércio exterior.