Brasil, 24 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil

Lula diz que Alckmin não será ministro: “Ele é o vice-presidente da República”

Publicado em atualizado em 15/11/2022 às 20:58

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), se reuniram nesta quinta-feira (10) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, com parlamentares aliados. É a primeira vez que Lula visita o CCBB desde que o gabinete de transição do novo governo federal foi instalado no prédio.

Em seu discurso, Lula afastou os rumores de que Alckmin poderia assumir algum ministério. “As pessoas que não estão na comissão vão participar. Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador para que ninguém pensasse que o coordenador vai ser ministro. Ele não disputa a vaga de ministro porque é o vice-presidente da República. Qualquer outro, ‘ah, esse cara vai ser ministro’. Tenho pedido para todo mundo para quando convidar alguém para participar da transição dizer o seguinte: ‘não será ministro’. Pode ser e pode não ser, mas que ninguém fique trabalhando como se ‘ah, eu vou ser ministro porque fui escolhido para a comissão de transição'”.

Lula destacou que o gabinete de transição fará “um levantamento da situação do país” apenas. “A comissão de transição não decide nada. É como se fosse uma máquina de ressonância magnética, vai fazer um levantamento da situação do país. E a partir dessa situação nós vamos discutir e tomar algumas decisões para começar o processo de mudança do nosso país. Se alguém quiser contribuir, mandar propostas, por favor, não se sintam excluídos porque não estão na lista de pessoas que estão participando. O Alckmin é o coordenador, o Aloizio Mercadante e a Gleisi têm um papel importante, e cada partido político que participou da coligação tem um papel importante. Estamos começando um processo”. (Brasil247)