Mais de 130 ciclistas, entre os quais o prefeito de Trindade, Marden Júnior, participaram na manhã de domingo (06/11) da 3ª Pedalada Novembro Azul, evento que teve o apoio da Prefeitura. O foco da atividade foi conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata.
Dados do Ministério da Saúde revelam que, somente em 2021, mais de 16 mil homens morreram devido ao câncer de próstata, contra 15 mil registrados um ano antes, revelando o aumento na incidência de mortes pela doença no Brasil. Para acender a luz de alerta, dados do Portal da Urologia revelam que a ida de garotos menores de 18 anos ao urologista ainda é 18 vezes menor que a ida ao ginecologista de garotas da mesma faixa etária.
Em Trindade, o grupo ficou concentrado na Praça da Prefeitura, e a largada foi às 7h, pela trilha do Coqueiral, com destino ao distrito do Cedro. O percurso tem o total de 35 quilômetros com altitude até 500 metros.
“Viemos abrir o Novembro Azul dizendo para todos os homens que é importante fazer a prevenção, que homem também vai às consultas, também visita seu médico”, declarou o prefeito.
Luana Martins, secretária municipal de Esporte e Juventude, destacou o momento de “mobilização masculina para superar uma série de preconceitos, barreiras e dificuldades de enfrentar uma consulta, um exame, uma prevenção”. Ela observou que o objetivo da pedalada é somar a conscientização à prática da atividade esportiva, “que também é importante para a prevenção do câncer”.
Gisele Vieira Garcia, da organização da pedalada e representante dos grupos de ciclistas que participam do evento, enfatizou a importância do apoio da Prefeitura para a mobilização que levou tanta gente a levantar tão cedo em pleno domingo para a competição. “É bom porque a gente incentiva mais pessoas da cidade a prevenirem contra o câncer de próstata, alertando os homens para cuidarem mais da própria saúde”, disse Gisele.
Com sua bike, o ciclista Tássio Dener comentou a importância de participar de eventos como a Pedalada Novembro Azul. Além da prevenção ao câncer de próstata, que é o foco da atividade ele destacou que “o esporte ajuda a combater a depressão, quando sabemos que um a cada nove casos de depressão pode ser melhorado com atividades como esse passeio”.