Brasil, 28 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Fieg recebe representante da embaixada francesa e foca oportunidades de negócios 

Publicado em

O presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex) da Fieg, William O’Dwyer, recebeu quinta-feira (27), na Casa da Indústria, o chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada Francesa, Sebastien Andrieux, para tratar sobre oportunidades de negócios entre Goiás e França, ampliando parcerias comerciais.

Terceira maior economia da Europa e terceira nação mais populosa do continente, a França tem o Brasil como seu mais importante parceiro comercial na América do Sul, tanto no que se refere a importação quanto a exportação.

“Goiás é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar e etanol e o quarto maior produtor de açúcar. Também com forte potencial na mineração, o Estado ocupa a primeira posição na extração de vermiculita e é o maior produtor nacional de níquel. Nós temos muito a oferecer e temos interesse nessa cooperação”, afirmou o presidente do CTComex da Fieg, William O’Dwyer.

O chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada Francesa, Sebastien Andrieux, reiterou a disposição de diálogo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações estaduais, como a Fieg, no intuito de entender quais as regiões mais fortes para parcerias e investimentos. “O governo francês tem uma meta de investir 30 bilhões de euros até 2030 em inovação e tecnologia. Estamos buscando o diálogo e compreender as oportunidades de negócios em cada região”. Andrieux também disse que a energia nuclear é uma das prioridades do país, no momento.

Participaram do encontro na Casa da Indústria o superintendente de Comércio Exterior e Atração de Investimentos da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC Goiás), Plínio Viana, o secretário executivo do Sieeg-DF, Lourival Fonseca Júnior, o assessor econômico da Fieg, Cláudio Henrique Oliveira, a assessora técnica Eliene Mariano, e a assessora técnica do Centro Internacional de Negócios (CIN) Alessandra Marynna.