O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta quinta-feira, 13, o reajuste dos valores do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino. A decisão foi tomada depois de avaliação geral sobre a situação dos municípios devido a pandemia. O reajuste será de 40% e deve atingir 58.150 estudantes vinculados a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com a correção, os valores repassados aos municípios para esse fim passarão de R$ 100 mil, montante transferido no ano passado, pra R$ 140 milhões em 2021.
Desde 2017 não havia reajuste desses valores. Devido a defasagem, as prefeituras têm arcado com os custos adicionais à título de complementação. Caiado lembrou que desde o último dia 1º, o governo goiano vem efetuando o pagamento da dívida do setor da saúde, herdada do anterior. “Estamos quitando todas as dívidas para com os municípios. Dentre elas a da merenda escolar, do transporte escolar e agora da saúde. Vale ressaltar, também, que em minha gestão sempre cumprimos os repasses rigorosamente em dia, sem qualquer tipo de atraso”, salientou Caiado.
O anúncio da correção da tabela foi feito no Palácio das Esmeraldas, durante reunião com os presidentes da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlos Alberto, e da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves. Ambos elogiaram a medida.
““Essa medida anunciada hoje, de reajuste em 40%, é muito importante pois vai aliviar bastante para as prefeituras que estão complementando os custos para a execução desse serviço”, disse Carlos Alberto. Já Haroldo Naves declarou que o governador merece agradecimentos pelo “tratamento que vem dando aos gestores. Colocando em dia os repasses e atualizando o transporte escolar”.