O prefeito de Trindade, Marden Júnior, foi um dos prefeitos convidados para acompanhar a agenda do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do governador Ronaldo Caiado, nesta quinta-feira (27/10) em Goiânia.
O ministro lançou em Goiás o projeto piloto dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) que será modelo nacional. No Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) ele também habilitou serviços de alta complexidade prestados pela unidade nas áreas de cardiologia e neurologia.
“Queremos o conceito de eficiência na prestação dos serviços de saúde e, em Goiás, o governador tem trabalhado para a regionalização do setor, por isso nossa escolha para o piloto do projeto, para construirmos juntos essa política”, afirmou o ministro. A parceria começa com um diagnóstico das unidades hospitalares de pequeno porte de Goiás.
Segundo Marcelo Queiroga, cerca de 1.900 hospitais de pequeno porte existentes no Brasil terão seus resultados monitorados, verificando as expectativas por essa assistência “buscando inverter, para que as unidades básicas de saúde (e não os hospitais) absorvam 80% dos problemas”.
Já o governador Ronaldo Caiado destacou que o reconhecimento do Hugol, com a habilitação em cardiologia e neurologia, faz diferencial enorme, “colocando o hospital entre os melhores do país”. Ele destacou que a habilitação concedida pelo Ministério da Saúde aumenta o perfil não só para tratamento de pacientes graves e complexos, crianças com graves formações congênitas, como também na parte do ensino com espaço para formação e residência médica.
Ambulância
No final da manhã, o prefeito de Trindade recebeu do governador Ronaldo Caiado e do secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, as chaves de uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ampliando para três as unidades de suporte avançado (USAs) do SAMU no município.
“Essa ambulância nova vai dar mais conforto e qualidade nos atendimentos da nossa população”, afirmou Marden Júnior. Além disso, ele informou que, em breve, também será entregue um novo local de atendimento do SAMU na Região Leste de Trindade.
Falando sobre as parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, o prefeito finalizou dizendo que “muitas novidades estão por vir, com muitas vitórias e conquistas no ano que logo se iniciará”.
Marden Júnior compareceu na agenda acompanhado do secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira. Deputados federais e estaduais, prefeitos de outras cidades, autoridades do Sistema Único de Saúde vindos de Brasília, e da organização social responsável pelo Hugol também prestigiaram essa parte da agenda do ministro. Vários deles, como o prefeito de Trindade, conheceram alas do hospital.