O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a dianteira da disputa pelo Palácio do Planalto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) a 17 dias do segundo turno. É o que mostra pesquisa realizada pela Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada nesta quinta-feira (13).
O levantamento, realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, indica Lula com 49% das intenções de votos totais – uma oscilação positiva de 1 ponto percentual em relação à semana passada. Já Bolsonaro aparece com os mesmos 41% do último levantamento. Outros 10% dizem que votariam em branco, anulariam o voto, estão indecisos ou não responderam ao questionamento.
Considerando apenas os votos válidos na fotografia geral (ou seja, excluindo eleitores que declaram voto em branco, nulo e indecisos), Lula teria 54% de apoio, contra 46% de Bolsonaro. Comparando com os resultados do primeiro turno, isso representaria um crescimento de 5,57 p.p. do petista e de 2,80 do atual presidente para a segunda votação.
A Quaest ouviu, ao todo, 2.000 eleitores de todas as regiões do país em entrevistas conduzidas presencialmente. A margem de erro estimada para o total da amostra é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.