Brasil, 28 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

Com R$ 1,8 milhão para gastar, Francisco Júnior sai de 111,7 mil para 48,5 mil votos

Publicado em

O deputado federal Francisco Júnior (PSD) sofreu um dos revezes mais inesperados da eleição deste ano em Goiás. Apesar de ter R$ 1,8 milhão do Fundo Partidário para gastar, Francisco saiu de 111,7 mil votos em 2018 para 48,5 mil.

Francisco era a grande aposta do PSD no estado. E por que fracassou? Há muitas teorias, mas a principal delas é a de que o deputado se acomodou em Brasília. Deitado no berço esplêndido das mordomias e facilidades do Congresso, Francisco é acusado de abandonar Goiás – em especial os municípios mais carentes do interior, que deram-lhe boa votação em 2018 na esperança de serem bem assistidos por emendas.

Outro resultado da acomodação do deputado, segundo políticos ouvidos pelo site, foi o de não se posicionar a respeito de temas que mobilizaram a opinião pública de Goiás nos últimos quatro anos. O que Francisco pensa sobre o Regime de Recuperação Fiscal? E sobre as câmeras em fardas policiais? Ou sobre os incentivos fiscais? Ou sobre a oscilação negativa no Ideb deste ano? Ninguém sabe.

Francisco foi alçado à política em meados dos anos 2000, porque fazia parte de um grupo forte e liderado por Iris Rezende (MDB). Anos depois, traiu-os e deu-lhes as costas. Hoje, o deputado não faz parte de grupo nenhum, o que é comprometedor para os seus planos de continuar no jogo. Mas que não reclame: Francisco não pode dizer que é vítima das circunstâncias.