Brasil, 26 de dezembro de 2024
Siga Nossas Redes
Economia

Fieg se une à Abit para fortalecimento da indústria de confecção em Goiás

Publicado em

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, recebeu nesta quarta-feira (05), na Casa da Indústria, para um almoço de negócios, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel. Participaram também do encontro o vice-presidente da Fieg André Rocha, os presidentes dos Sindicatos das Indústrias do Vestuário do Estado de Goiás (Sinvest), José Divino Arruda, da Indústria de Calçados do Estado de Goiás (Sindicalce), Elvis Roberson Pinto, o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Paulo Vargas, o superintendente da Fieg, Lenner Rocha, o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Rolando Vargas, além de gerentes do Sistema Indústria.

Na reunião, Sandro Mabel apresentou a atuação do Sistema Indústria em Goiás, por meio do Sesi, Senai e IEL, como as unidades de formação profissional, e a capacidade de treinar um volume expressivo de trabalhadores. O pujante setor de confecção e o fomento de mão de obra qualificada, investimentos em maquinários e atração de investimentos foram destacados pelo presidente da Fieg. “A indústria da moda é um dos pilares da Federação e temos trabalhado junto aos sindicatos do vestuário e calçado a necessidade de trazer investidores, oferecer cursos e tornar Goiás o polo da moda no Brasil.”

Para o presidente da Abit, Fernando Pimentel, a agenda da indústria têxtil e confecção mundial é ampla e está calcada em oito pilares, que são:  Indústria 4.0, economia circular, matérias-primas renováveis e sustentáveis, rastreabilidade, redução do uso de insumos, combate às mudanças climáticas e agenda laboral em ambientes de trabalho seguro, que sejam respeitosos e com remuneração adequada.

“Todos esses assuntos fazem parte da discussão para fomentar o desenvolvimento do Estado. Goiás tem uma participação importante no Brasil. São quase 200 milhões de peças fabricadas aqui. E queremos melhorar o acesso aos outros mercados, com atração de eventos comerciais, que viabilizem mais investimentos e comércio para aqueles que estão aqui e quem quer investir no Estado”, declarou Fernando Pimentel.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Goiás (Sinvest), José Divino Arruda, acredita que o estreitamento de parceria entre Fieg e Abit vai possibilitar a expansão das atividades do setor do vestuário. “Essa parceria vai abrir novos horizontes. Já estamos trabalhando para trazer uma usina de reciclagem para Goiás. Também teremos, no próximo ano, em abril, a Feira de Fornecedores, que a Abit está nos auxiliando em todo o processo.”