Brasil, 07 de dezembro de 2024
Siga Nossas Redes
Brasil

Governo Bolsonaro veta nomeação de especialista brasileira na OMS

Publicado em

O alto escalão do governo Bolsonaro vetou a nomeação de uma das maiores especialistas em saúde pública no Brasil, reconhecida por acadêmicos e autoridades estrangeiras, na Organização Mundial de Saúde (OMS). A informação é de uma reportagem assinada por Jamil Chade, do portal UOL.

Deisy Ventura, professora da Universidade de São Paulo (USP), estava cotada para fazer parte de um grupo que vai reconstruir o sistema de emergência sanitária no mundo. O veto do govenro brasileiro surpreendeu a OMS, que tratou o fato como inusitado. O Brasil avisou que não daria seu apoio à nomeação.

Deisy foi uma das principais vozes que denunciaram o governo Bolsonaro diante das suas escolhas para lidar com a pandemia da Covid-19. Suas investigações e análises ainda subsidiaram os relatórios da CPI da Pandemia, no Senado.

“Para a OMS, porém, não eram suas considerações políticas ou ideológicas que importavam”, pondera a reportagem. “A brasileira é uma das referências mundiais na questão de saúde e era sua experiência nesse campo que seria usada para um dos trabalhos mais fundamentais do sistema multilateral do período pós-pandemia”.