A deputada Lêda Borges (PSDB) consolidou o favoritismo e caminha para ser eleita como deputada federal nas eleições deste ano. É o que aponta a pesquisa Direct/Band News, realizada entre os dias 1º e 6 de setembro.
Na pesquisa espontânea, a candidata lidera com folga os votos no Entorno do Distrito Federal, com 18,3%, seguida de Célio Silveira (MDB), com 11,8% e de Adriano do Baldy (PP) com 3,1%. Segunda região mais populosa do Estado, ser bem votado por lá é sinônimo de caminhar a passos largos rumo à Brasília.
A pesquisa ouviu 518 eleitores em um universo de cinco municípios: Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental e Cristalina. Em todo Estado, a pesquisa ouviu 6.001 eleitores, com margem de erro de 1,3 ponto percentual. A amostra foi estratificada nas condições filtro da sondagem – faixa etária idade igual a 16 anos, residência fixa na respectiva região da pesquisa. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o 03443/2022.
A deputada é política experimentada no Entorno do Distrito Federal. Já foi prefeita duas vezes em Valparaíso de Goiás, inclusive elegendo um sucessor, o atual gestor Pábio Mossoró. Atualmente ela é deputada estadual reeleita e principal aposta do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) para uma das cadeiras no Congresso Nacional.