O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participou, na tarde deste domingo (11/09), da festa de encerramento das Cavalhadas em Corumbá de Goiás. Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o Circuito das Cavalhadas voltou ao calendário cultural do Estado.
“Mesmo no período da pandemia, encaminhamos a verba para dar condição aos cavaleiros para que pudessem se apresentar devidamente trajados”, afirmou Caiado. O Governo de Goiás destinou R$ 200 mil para a festa, utilizados na aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, dentre outros custeios.
As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas heranças culturais de Portugal e da Espanha na Idade Média. No cavalhódromo da cidade, Caiado foi recepcionado com aplausos e assistiu à encenação da batalha entre os mouros e cristãos, representados por cavaleiros com trajes nas cores vermelha e azul respectivamente. De acordo com os organizadores, cerca de 15 mil pessoas acompanharam os três dias de evento.
O prefeito de Corumbá de Goiás, Francisco Alessandro (PL), agradeceu o governador pela atenção dada à cultura. “Voltamos com tudo e com o apoio do Governo do Estado”, afirmou. Por sua vez, Caiado disse que caso seja reeleito, irá manter as tradições culturais vivas. “É algo que vou preservar. Tudo será muito bem respaldado enquanto estivermos à frente do governo. Isso é manter a nossa tradição viva”, comprometeu-se.
“Tenho certeza de que tendo a oportunidade de mais quatro anos de governo, nós teremos ainda mais investimentos na cultura do nosso Estado, garantindo a manutenção das nossas tradições”, completou o candidato a vice-governador Daniel Vilela (MDB). O deputado estadual Coronel Adailton (PRTB), candidato à reeleição, também participou das festividades.