Brasil, 03 de novembro de 2024
Siga Nossas Redes
Trindade

Pontos críticos, como buracos no asfalto, são foco das frentes de trabalho da prefeitura de Trindade

Publicado em atualizado às 22:41

O período chuvoso não impediu que as equipes da Prefeitura de Trindade mantivessem as frentes de serviço que foram intensificadas esta semana tanto na região mais central quanto na parte leste da cidade. Na manhã desta terça-feira (11/01), um trabalho pesado foi realizado no Setor Pontakayana, onde um socorro emergencial está sendo realizado antes da estiagem, quando o bairro deve ganhar uma nova malha viária.

No Pontakayana, a linha de ônibus estava intransitável na Rua Paineiras devido ao impacto dos veículos no piso da pista, que não é uma avenida, e sim uma via secundária. Logo no início do dia, os trabalhadores já tinham utilizado mais da metade de um caminhão carregado de pedras marroadas (britadas em tamanho grande) que seriam niveladas por um trator com rolo compactador.

A técnica de usar essas pedras é um paliativo para ajudar na correção de buracos mais profundos, enquanto a chuva persistir de forma intensa, como nos últimos dias. Isto porque o uso de massa asfáltica em período chuvoso não garante a durabilidade do serviço o que causa prejuízo aos cofres públicos.

“A determinação do prefeito Marden Júnior é para que nossas frentes de trabalho façam manutenção preventiva e tratem de forma emergencial os problemas no asfalto até por volta de março, quando a intenção é fazer uma nova malha viária nas vias principais e nas ruas mais críticas da região, de forma paulatina”, informa o superintendente de Serviços Públicos da Região Leste, Wagner Magno.

Enquanto trabalhadores e máquinas se espalhavam pela Rua Paineiras, o jardineiro e paisagista Hudson Dener, de 30 anos, acompanhava atento os serviços. Ele conta que os problemas da região aumentaram há cerca de oito meses, quando uma linha de ônibus que liga os terminais Vera Cruz e Bandeiras, através do Pontakayana, começou a passar pela rua dele.

“Uma rua simples como a nossa não suporta tanto impacto, tinha de ser um asfalto mais grosso”, avaliava na porta de casa. Mas ele e os vizinhos aguardavam ansiosos também pela retirada de entulho e roçagem do mato alto em um lote baldio que existe na rua e que tem causado transtornos.

Um dos serviços prestados à população local pela Prefeitura é justamente a roçagem, que tem sido intensificada em diferentes pontos da cidade. Com o período chuvoso, o mato cresce mais rapidamente, ampliando os problemas que surgem com ele, tais como insetos, além de aumentar a insegurança.

Na Rua Goiânia, no Setor Maysa, as equipes também utilizaram um trator para roçagem, além de roçadeiras manuais para abaixar o mato na ilha e nas laterais. O trabalho transcorreu mesmo sob chuvisqueiro e com o fluxo intenso de veículos nos dois sentidos da avenida.

Estavam na agenda de trabalho desta terça também a roçagem na avenida Elizabeth Marques no Maysa 2, terraplenagem na rua Sebastiana de Lourdes no Residencial Maria Monteiro, e remoção de entulho nos setores Dona Iris 1, Maysa 1 e Barcelos. Para quarta-feira, as frentes devem avançar pelas avenidas Anápolis, Piracanjuba e Araguari, todas na Região Leste.

Já na região Central, foi promovida roçagem nas avenidas Trindade, Marinho de Melo, Padre Pelágio e Via Sacra. Foi feito rastelo nas avenidas Manoel Monteiro e Raimundo de Aquino e limpeza com tratores no Jardim Imperial 1. Também foram limpas as praças da Prefeitura, da Matriz, da Cadeia, do Carreiro, Pedro Queijeiro, Jean Darrot, Batalhão, Marcilon Dorneles e a Praça Redenção.

Em uma das esquinas da Avenida Trindade, no Setor Ana Rosa, Sidon Ferreira, de 53 anos, acompanhava os trabalhos de roçagem na ilha. Ele anda satisfeito com a manutenção realizada no bairro. “A avenida Trindade mesmo, ficou tão bonita depois que plantaram palmeiras nela. Com a roçagem a vista fica ainda mais bonita”, celebrava ele, aproveitando um dia de folga.