Brasil, 06 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiás

PT de Goiás paga preço por radicalismo e vê candidato com 0% em pesquisa da TV Anhanguera

Publicado em

A pesquisa realizada pelo instituto Ipec (antigo Ibope) para governador de Goiás e divulgada pela TV Anhanguera na noite de quinta (25) jogou um balde de água fria no PT, que viu o seu candidato (Wolmir Amado) aparecer com 0%. Entre os petistas, cresce a avaliação de que o partido errou ao radicalizar na pré-campanha e desdenhar tentativas de aproximação promovidas pelos ex-governadores Marconi Perillo (PSDB) e José Eliton (PSB).

Havia, por parte de Marconi e Eliton, o interesse declarado de se construir uma frente ampla de centro-esquerda para enfrentar o governador Ronaldo Caiado (UB) em Goiás. Os ex-governadores contavam inclusive com a simpatia de Lula, que no plano nacional buscou Geraldo Alckmin com a intenção de dialogar com pessoas de fora da bolha do PT.

Ocorre que, em Goiás, a tese de que era preciso ampliar o palanque foi derrotada. Embora o pragmatismo contasse com apoio do deputado federal Rubens Otoni e da presidente do diretório estadual, Kátia Maria, prevaleceu a estridência de uma minoria ruidosa, formada pelo vereador Mauro Rubem e seus seguidores. A julgar pela pesquisa Ipec/TV Anhanguera, a decisão foi equivocada.