O governador Ibaneis Rocha (MDB) nomeou o ex-deputado federal goiano e presidente nacional licenciado da Federação Nacionalde Corretores de Seguros Privados (Fenacor), Armando Vergílio, para a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal.
A pasta havia sido extinta em julho do ano passado e foi recriada nesta semana. Vergílio é pai do deputado federal Lucas Vergílio, que preside o Solidariedade no Distrito Federal. O partido oficializou no domingo (31) apoio à reeleição do governador Rocha.
O presidente licenciado da FENACOR, Armando Vergilio, foi nomeado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, Secretário de estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal.
A Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana tem a função de integrar e gerar políticas sociais e de infraestrutura do Distrito Federal e de cerca de 30 municípios goianos, além de seu desenvolvimento sustentável.
O objetivo principal da pasta é realizar um planejamento integrado de serviços públicos que são comuns ao Distrito Federal e aos demais municípios que a compõem a RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno), principalmente aqueles relacionados à infraestrutura e à geração de empregos, de modo que os recursos sejam melhores aplicados, promovendo desenvolvimento integrado da região.
Essa integração é indispensável para que as políticas públicas adotadas em conjunto nas cidades da região alcancem os resultados esperados.
Essas políticas estão relacionadas com a geração de emprego, renda, serviços públicos e infraestrutura; o desenvolvimento social, saneamento básico, uso e ocupação do solo, transportes e sistema viário, proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental; e também dizem respeito à saúde e assistência social, à educação e à cultura, ao combate às causas de pobreza e aos fatores de marginalização e segurança pública. “Recebo essa honrosa e importantíssima missão que cumprirei sob a orientação do Governador Ibaneis Rocha, interagindo e integrando as demais pastas do GDF”, afirma Vergilio.
Ele acrescenta que pretende fazer, a partir da Interlocução com prefeitos de mais de 30 municípios de Goiás que integram a região e, principalmente, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e ainda com a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), um “amplo diagnóstico” dos problemas e prioridades da região do entorno. “Dessa forma, vamos estabelecer um planejamento na busca do provimento de soluções integradas para os problemas comuns da região em harmonia, parceria e sinergia com os diversos entes federativos envolvidos“, acentua Vergilio.
O governador de Goiás comemorou a nomeação de Vergílio e ainda fez questão de chamá-lo como o nosso secretário comum de GO e DF, e ainda colocou toda a estrutura do Governo de Goiás à disposição para que o trabalho da Secretaria, que depende muito dessa integração, seja “muito bem realizado”.
Armando Vergilio, atualmente, é presidente Estadual do Solidariedade em Goiás; Ele foi deputado federal por Goiás entre 2011 e 2015. Em Goiás, Vergilio foi secretário de estado das Cidades; de Governo e de Assuntos Institucionais; do Trabalho; e de Previdência e Seguridade. Foi ainda superintendente da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, autarquia do Ministério da Economia.