Conquista celebrada por um país que, em 1989, virava a página do regime totalitário, a Constituição brasileira é hoje “ largamente por aqueles que querem fazer crimes ou beneficiar o crime”. Foi o que disse o ex-secretário de Segurança Pública de Goiás Rodney Miranda nesta terça-feira (12), em entrevista à rádio Sucesso. Rodney é pré-candidato a deputado federal.
“O grande problema é a legislação arcaica, principalmente a processual. Nós temos uma Constituição que foi concebida por um outro prisma, mas que hoje é usada largamente por aqueles que querem fazer crimes ou beneficiar o crime. E aí eu não tô criticando ninguém, não. O advogado, quando é bom, ele usa isso em benefício do cliente dele”, afirma o ex-secretário.
Na entrevista, Rodney defendeu que os réus condenados em primeira instância sejam presos antes mesmo do julgamento de eventuais recursos da defesa. “Eu defendo a prisão em primeira instância. O Brasil é um dos poucos países do mundo em que o poder público precisa ficar provando, em várias instâncias, a culpa do sujeito. Hoje, só é condenado se transita em julgado, o que não transita nunca se o cara tiver um advogado acompanhando”, completa.