Brasil, 05 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Trindade

Prefeitura recolhe quase 500 toneladas de lixo a mais nos 10 dias da Romaria do Divino Pai Eterno

Publicado em atualizado em 07/07/2022 às 10:25

Um recorde foi registrado na segunda-feira (04/06), quando foram retiradas 169 toneladas de lixo das ruas de Trindade, informa Secretaria de Meio Ambiente. Para garantir limpeza e qualidade de vida da população presente na cidade, ao longo des se período toda frota de caminhões coletores foi disponibilizada. Trabalho contou com apoio das pastas de Infraestrutura, que colocou 300 lixeiras espalhadas por vários pontos, e de Serviços Públicos, cujos colaboradores realizaram varrição

A Prefeitura de Trindade recolheu, durante os 10 dias da Romaria do Divino Pai Eterno 2022, quase 500 toneladas de resíduos sólidos residenciais a mais do que o normal a ser retirado na cidade. Um recorde foi registrado na segunda-feira (04/06), quando foram retiradas 169 toneladas de lixo das ruas de Trindade.

De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Meio Ambiente, nesta terça-feira (05/06), o habitual a ser recolhido seriam 120 toneladas, diariamente, o que representa quase 50 mil quilogramas a mais em apenas um dia

Isso acontece devido ao número de pessoas que começaram a deixar a cidade a partir de domingo. “Representa a saída dos romeiros que alugaram casas ou quintais e algumas barracas que estão sendo desmontadas”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur.

Para garantir a limpeza e a qualidade de vida da população presente na cidade, ao longo desse período toda a frota de caminhões coletores foi disponibilizada. Ao todo, nove veículos rodaram, todos os dias, de manhã, tarde e noite.

Segundo Badur, cada caminhão realizou ao menos seis viagens por dia, pois cada um tem capacidade de retirar oito toneladas por vez. Também foram disponibilizadas 15 caçambas e 39 contêineres especiais, que foram coletados três vezes ao dia.

O trabalho contou com o apoio das secretarias de Infraestrutura, que colocou 300 lixeiras espalhadas por vários pontos, e de Serviços Públicos, cujos colaboradores realizaram a varrição.

Durante os 10 dias, o trabalho teve início às 4h30 da manhã e encerramento por volta das 23h, com atividades em pontos estratégicos.

No centro da cidade, onde houve maior movimentação durante a romaria, o primeiro horário garantiu o recolhimento dos resíduos na rua Dr. Irany Ferreira, antes da Procissão da Penitência, que aconteceu entre a igreja Matriz e o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Ao longo desse período, o município realizou também coletas especiais de resíduos ensacados, às margens da Rodovia dos Romeiros e no Centro de Atendimento (Barraca da OVG), região de responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

O secretário Badur pontuou que a Romaria não interferiu na coleta do restante da cidade. Ele considera que o objetivo foi atingido. A meta era retirar o resíduo para que não causasse transtornos para romeiros, comerciantes, e a população trindadense.

“Nós acreditamos que foi feito um trabalho que atingiu o seu objetivo, que manteve tanto a rodovia quando a parte interna da cidade o mais limpo possível”, disse o secretário de Meio Ambiente. Ele acredita que os números continuarão elevados até o início da próxima semana.

O secretário Roberto Badur concluiu com agradecimento a todos os colaboradores que realizaram o trabalho, e que alcançaram números expressivos.