A mais recente edição da pesquisa “A cara da democracia”, que foi feita pelo Instituto da Democracia (INCT/IDDC) e tem sido divulgada por O Globo ao longo desta semana, mostra que metade dos brasileiros reprova o governo de Jair Bolsonaro.
Na edição deste ano, 50% dos entrevistados avaliaram a gestão como “ruim” ou “péssima”. Esse, relembra O Globo, é o mesmo resultado das pesquisas realizadas em 2021 e 2019.
A edição de 2020 não foi considerada na comparação visto que, em função da pandemia da Covid, foi excepcionalmente realizada por telefone.
Apenas 23% dos entrevistados avaliaram o governo como “ótimo” ou “bom”, e 27% como “regular”.
Nas duas regiões mais populosas do país, Sudeste e Nordeste, a rejeição do governo Bolsonaro está na média nacional ou acima dela, 51% e 58%, respectivamente.
As mulheres e todas as minorias étnicas avaliadas (negros, asiáticos e indígenas) também o rejeitam acima da média nacional.
Isso também ocorre entre os entrevistados que declararam receber até dois salários mínimos, dentre os quais 56% avaliaram a gestão Bolsonaro como “ruim” ou “péssima”.
A pesquisa, sob registro BR-08051/2022 no TSE, foi realizada com 2.538 entrevistas presenciais em 201 cidades em todo o país. A margem de erro é de 1,9 ponto percentual, e o índice de confiança é de 95%.