A Mercedes e F1 se pronunciaram sobre os comentários feitos por Nelson Piquet em relação a Lewis Hamilton. Nesta terça-feira (28), a categoria e a equipe divulgaram comunicados condenando qualquer tipo de linguagem racista.
Na última semana, um vídeo do tricampeão brasileiro começou a rodar nas redes sociais. Nele, durante uma entrevista a um canal no Youtube, chama o heptacampeão de ‘neguinho’, expressão de cunho racista, ao comentar sobre o acidente com Max Verstappen em Silverstone.
A fala foi mal vista e começou a ganhar forças de críticas, especialmente entre os fãs da categoria. Então, o próprio certame e a Mercedes decidiram se pronunciar sobre o episódio – que ocorreu no ano passado.
“Condenamos de maneira forte qualquer uso de racismo ou linguagem discriminatória de qualquer tipo”, começou o texto do time alemão. “Lewis tem dedicado esforços em nosso esporte para combater o racismo, é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas”, seguiu.
“Juntos, compartilhamos a visão para um automobilismo mais diverso e inclusivo, e o incidente em questão destaca a importância fundamental de continuar a buscar um futuro mais brilhante”, completou.
Já no comunicado divulgado pela F1, “linguagem racista ou discriminatória é inaceitável em qualquer forma e não faz parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível de nosso esporte e merece respeito.”
“Seu esforço incansável para aumentar a diversidade e inclusão é uma lição para muitos e algo que estamos comprometidos na F1”, arrematou.