Matéria do jornal O Hoje mostra que Goiânia reduziu as despesas com Educação em 2020, ano em que começou a pandemia. Os dados foram publicados no anuário Multi Cidades Finanças dos Municípios do Brasil, lançado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) com patrocínio da Huawei e da Tecno It.
Em relação a 2019, a Capital diminuiu em 2,5% o investimento em Educação. Os valores são atualizados pelo IPCA médio de 2020.
“A suspensão de aulas presenciais como medida de enfrentamento à Covid-19 impactou nas despesas com o custeio da área da Educação, o que fez com que os gastos com a pasta caíssem. Esta mudança de rotina nas redes de ensinos ocasionou a revisão ou corte de algumas despesas, especialmente os gastos com limpeza, transporte escolar, água, luz, telefone, alimentação dos alunos e segurança, entre outros, bem como os contratos temporários de professores”, informa a matéria.
Apesar dos impactos na Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) informou que em 2021 investiu na rede municipal de ensino do município além do percentual estabelecido pela Constituição Federal, que é de 25%. Os dados finais estão sendo processados pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), mas a estimativa inicial aponta para a ampliação dos investimentos e modernização das unidades de ensino da Capital. Os investimentos, por sua vez, garantiram o retorno seguro das atividades após mais de um ano de ensino remoto e foram fundamentais para a melhoria da rede física.