Ex-líder do PSL na Câmara dos Deputados e homem de confiança de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) disse, em entrevista à rádio Sagres, que o presidente da República não tem responsabilidade pela escalada no preço dos combustíveis e que o Palácio do Planalto está fazendo o que pode para diminuir o impacto do preço do diesel e da gasolina no bolso dos brasileiros.
“Presidente está se esforçando ao máximo para resolver essa situação. Já trocou ministro, trocou o presidente da Petrobras várias vezes. É uma atuação muito difícil e delicada”, afirmou Vitor Hugo. “Vejo o governo atuando em duas vertentes: uma conjuntural, por meio de ajustes no sistema tributário, em especial o ICMS; e outra estrutural, que é a tentativa de corrigir a histórica falta de investimento do poder público, o que nos deixa dependentes do mercado internacional”.
O deputado chamou de “escárnio” o fato de a Petrobras ter auferido lucros nos meses de pandemia, em que a renda do brasileiro se corroeu. “Eu apoio a instalação de uma CPI. Acho importante que fique bem claro quais os motivos que levam uma empresa estatal a ter lucro recorde em um momento dificílimo da história mundial”.