Levantamento realizado pelo Instituto Datatempo e divulgado pelo jornal O Tempo nesta quinta-feira (9) mostra que o deputado federal Aécio Neves (PSDB) lidera a disputa ao Senado em Minas Gerais a quatro meses das eleições. O deputado tucano tem 24,8% das intenções de voto no cenário estimulado, à frente do deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), que tem 11,6%.
Na sequência, aparecem Sara Azevedo (PSOL), com 5,4%; Marcelo Álvaro Antônio (PL), com 4,8%; Alexandre Silveira (PSD), com 4,2%, e Marcelo Aro (PP), com 1,8%.
Brancos e nulos somam 27,3%, enquanto os que não responderam ou não souberam dizer em quem votariam representam 20%.
Aécio (foto) disse ao jornal que ainda não decidiu se disputará uma vaga no Senado. Segundo ele, a decisão pode ser tomada no próximo mês.
“Sou hoje candidato a deputado federal mais uma vez para concluir esse trabalho, principalmente na área de relações exteriores e continuar ajudando a Minas Gerais. Mas eu tenho o dever de observar a evolução do quadro, de ouvir os meus companheiros de todo o estado para que eu possa tomar, no período adequado, talvez no mês de junho, uma decisão definitiva [sobre qual cargo concorrer].”
Aécio liderava a ala do PSDB que propunha uma candidatura própria do partido ao Palácio do Planato, mas os tucanos devem fechar mesmo com o PMDB. A reunião da Executiva do PSDB, que baterá o martelo, ocorre hoje e também poderá ser definidora para Aécio escolher a que cargo se candidatará.