Brasil, 21 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiânia

Rogério Cruz inaugura Viaduto Iris Rezende Machado nesta quinta (9)

Publicado em atualizado em 10/06/2022 às 10:38

Estrutura integra obras do BRT Norte-Sul, trecho II, que liga Terminal Isidória ao Terminal Recanto do Bosque. Pelo viaduto da Avenida Goiás, que passa por cima da Avenida Perimetral Norte, transitarão ônibus do BRT em faixa exclusiva e veículos em geral, que podem acessar outras duas faixas em cada sentido. Cerca de 150 mil veículos devem trafegar por mês. “Entregar esta obra é honrar compromisso com goianienses”, afirma prefeito

O prefeito Rogério Cruz inaugura, nesta quinta-feira (09/06), às 16h, o Viaduto da Perimetral, que recebe o nome de Viaduto Iris Rezende Machado. Estrutura está localizada no cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Perimetral Norte, no Setor Urias Magalhães. O elevado integra as obras do BRT Norte-Sul, trecho II, e o projeto prevê que, por ele, trafegarão cerca de 150 mil veículos por mês nas seis faixas, em ambos os sentidos, sendo duas para os ônibus do BRT e quatro para veículos em geral.

A obra teve início em setembro de 2020, pelo Consórcio BRT Goiânia, durante gestão do ex-prefeito Iris Rezende, ao custo de R$ 9.513.390,09. Rogério Cruz afirma que “concluí-la é honrar compromisso com os goianienses e confirmar responsabilidade com o dinheiro público”.

Ao integrar o trecho II do BRT Norte-Sul, o viaduto ligará os terminais Isidória e Recanto do Bosque, e viabilizará a conexão entre as regiões Norte e Sul da capital. Trata-se de obra estruturante, uma vez que o cruzamento onde foi implantada recebe grande fluxo de veículos, em especial, de grande porte, que utilizam a Avenida Perimetral Norte como entrada e saída para municípios circunvizinhos.

A estrutura tem 326 metros de comprimento, dos quais 125 são do viaduto. É formada por 27 vigas de 33 metros, que pesam 195 toneladas cada, e nove vigas de 22,5 metros, com peso de 100 toneladas cada.

O projeto de iluminação consiste na instalação de 29 postes de energia com 50 luminárias LED, que emprestam maior claridade e economia, além de 920 metros de rede elétrica subterrânea. A edificação tem, na parte inferior do viaduto, no nível da Avenida Perimetral, calçadas acessíveis em todo o seu contorno, para viabilizar a passagem de pedestres.