Matéria do jornal A Redação
Mais de 726 mil crianças estão aptas a receber a vacina contra a covid-19 em Goiás. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a população goiana de 5 a 11 anos é composta por 726.580 pessoas ao todo.
A previsão do Ministério da Saúde é que até 13 de janeiro chegue ao Brasil o primeiro lote com imunizantes que serão destinados para a faixa de idade. São esperados 1,2 milhão de vacinas da Pfizer. A fabricante foi a única farmacêutica com imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em crianças.
Em Goiás, conforme antecipado ao jornal A Redação na última semana pelo secretário Ismael Alexandrino, titular da SES-GO, a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19 está estimada para começar em Goiás entre os dias 15 e 17 de janeiro. “Iniciaremos a vacinação o mais rápido possível e da maneira mais facilitada e acessível, por idade decrescente”, disse.
A estimativa da pasta estadual é de que os carregamentos mantenham a mesma proporção que já era trabalhada pelo Ministério da Saúde. Ao longo da pandemia, o Estado de Goiás recebeu cerca de 3% das vacinas liberadas pelo governo federal.