Brasil, 03 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Trindade

Força tarefa faz busca ativa de focos do mosquito que transmite a dengue em Trindade

Publicado em

Teve início nesta segunda-feira (6) os trabalhos de uma força tarefa para busca ativa de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zica e Chikungunya, utilizando drones sobre construções e lotes de Trindade. Os aparelhos foram colocados à disposição das secretarias de Saúde de Trindade e do Estado, pelo Corpo de Bombeiros de Goiás.

Um grupo de 25 bombeiros que estão concluindo o curso de pilotagem de drones trouxe os equipamentos para fazer o rastreamento aéreo, enquanto os agentes de endemias municipais e estaduais saíram a campo para confirmar os casos, eliminar os focos e orientar a população.

As três equipes se concentraram no início da manhã no estacionamento da Basílica do Divino Pai Eterno, quando foi feito o mapeamento das zonas a serem rastreadas e compartilhada a estratégia.

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Taveira, disse que “Trindade está dando um passo grande no controle da dengue, unindo as forças locais com as estaduais”. Ele tem enfatizado a necessidade de intensificar o combate ao aedes, especialmente com a proximidade da Romaria do Divino Pai Eterno, evitando que as notificações voltem a subir.

Atualmente Trindade vive um momento de queda no número de notificações em relação ao mês que teve o pico de casos no município.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Trindade, Leonardo Izidório, “o pico foi em fevereiro, quando foram registrados cerca de 2 mil casos, enquanto de lá para cá, tem havido uma redução mensal de 30 a 40% nas notificações de dengue”. De acordo com ele, 99% das notificações em Trindade são de dengue.