A chapa de candidatos a deputado federal do Republicanos ameaça implodir caso do presidente estadual do partido, João Campos, leve adiante a proposta de fechar aliança com o governadoriável Gustavo Mendanha (Patriota). O aviso provocou calafrios na direção nacional da legenda, uma vez que a desidratação da bancada no Congresso significaria redução do Fundo Partidário e do tempo na propaganda de rádio e televisão.
João Campos quer empurrar o Republicanos para coligação de Mendanha para satisfazer um capricho pessoal, de ser candidato a senador. O resto do partido é a favor de aliança com o governador Ronaldo Caiado (UB), o que inclui: o prefeito Rogério Cruz, os deputados estaduais Rafael Gouveia e Jeferson Rodrigues, o ex-secretário de Segurança Pública Rodney Miranda e praticamente todos os outros prefeitos da sigla.
São candidatos a deputado federal Rafael, Jeferson e Rodney, todos com chance de serem eleitos. Essa chapa foi montada porque, meses atrás, considerava-se líquida e certa a aliança com Caiado.