Brasil, 03 de outubro de 2024
Siga Nossas Redes
Política

Youtubers bolsonaristas, entre eles o goiano Gustavo Gayer, faturam milhões com fake news

Publicado em atualizado em 30/05/2022 às 07:57

Levantamento realizado pelo Globo, Novelo Data e Bites mostra que canais bolsonaristasfaturam mais de R$ 1 milhão com a reprodução de vídeos no YouTube que propagam mentiras e teses conspiratórias sobre o sistema eleitoral.

Ainda de acordo com o jornal carioca, um dos youtubers que mais se destacam nessa campanha difamatória é goiano Gustavo Gayer (à esquerda na foto). Dono de uma escola de ingês em Goiânia e pré-candidato a deputado federal em Goiás pelo PL, partido de Jair Bolsonaro, ele conseguiu mais de 1,3 milhão de visualizações em um vídeo sobre uma suposta fraude eleitoral pró-Lula. 

Gayer, que se declara conservador de direita, é filho da ex-deputada estadual já falecida Conceição Gayer, eleita nos anos 80 em Goiás pelo PDT de Leonel Brizola.

“Também pelo PL, Fernando Lisboa, do canal Vlog do Lisboa (785 mil inscritos) é pré-candidato a deputado federal por São Paulo. Ele é dono de vídeos como ‘Bolsonaro diz que é quase impossível não ter fraude na urna eletrônica — Lula tenta outra tática’ e ‘Generais citam risco de fraude com Lula e defendem o voto impresso auditável’”, escreve o jornal.

Os conteúdos com mentiras sobre as urnas explodiram em 2021, ano em que a proposta do voto impresso foi derrotada na Câmara. No ano passado, 1.212 vídeos com fake news sobre esse tema foram publicados na plataforma; no ano anterior, quando ocorreram eleições municipais, o volume chegou a 197.