A Prefeitura de Trindade realizou, neste sábado (21/05), no Parque Lara Guimarães, o último evento do mês de maio que integra a campanha Faça Bonito, voltada para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Maio Laranja é destinado a alertar a população sobre a importância de denunciar casos de violência sexual contra menores de 18 anos.
Os órgãos de defesa das crianças e adolescentes apontam que, no Brasil, apenas 5% dos casos de abuso e violência sexual são notificados. Isso significa que, de cada 20 casos, somente um chega a ser denunciado nos locais próprios.
Entre brasileiros de até 18 anos, cerca de 30% sofrem algum tipo de abuso ou exploração sexual.
A secretária de Assistência Social, Gabriela Alves, informou que 80% dos abusos sexuais de crianças e adolescentes acontecem dentro do ambiente familiar.
“Este foi um momento de conscientização da população de Trindade. Finalizamos o mês de maio, mas não para aqui. Durante todo o ano estamos abertos para receber denúncias contra crianças, adolescentes, adultos e idosos também. Este é o nosso objetivo”, afirma Gabriela Alves.
Para delegada Cássia Borges, das delegacias Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o resultado do Maio Laranja surpreendeu este ano porque aumentou o número de denúncias.
Segundo a delegada, também cresceu o número de pessoas à procura de informações. Nas escolas por onde passaram com palestras, as crianças e adolescentes fizeram muitas perguntas sobre o tema, informou.
“Alunos passaram a perguntar mais, pedir números de telefones para denunciar e ainda querem tirar dúvidas sobre comportamentos de adultos. Será que olhar uma criança tomar banho é abuso ou não? Perguntas assim que não tínhamos recebido ainda”, afirma a delegada Cássia.
“A campanha deu um resultado muito positivo e esperamos que continue assim em todos os meses do ano. Que venham as denúncias”, disse a delegada Cássia.
Os conselhos tutelares das regiões Central e Leste de Trindade também registraram uma maior procura por informações este ano durante o Maio Laranja.
“A campanha deu resultados positivos e queremos, junto à Secretaria de Assistência Social, levar esse trabalho para o ano todo”, afirma Gregory Ribeiro, do Conselho Tutelar da Região Leste.
Val Sintra, conselheira da Região Central, reforça que “precisamos buscar cada vez mais pessoas que denunciem no Disque 100 ou qualquer outro local, seja nos conselhos ou nas unidades ligadas à Prefeitura de Trindade”.
O assessor técnico do prefeito Marden Júnior, Cristiano Galindo, disse que “precisamos falar mais sobre o assunto. Os meios de denúncias são anônimos, qualquer familiar, vizinho ou conhecido deve denunciar e terá o sigilo totalmente garantido”.