Brasil, 21 de setembro de 2024
Siga Nossas Redes
Goiânia

“Precisamos ter a consciência de que o olhar de uma criança diz muita coisa”, afirma Rogério Cruz no Dia D da campanha de combate à violência sexual

Publicado em atualizado em 20/05/2022 às 10:38

Ao participar do Dia D da campanha Faça Bonito, de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, realizada nas escolas municipais, o prefeito Rogério Cruz alertou para a importância de se observar os sinais de uma criança que possa ser vítima de violência. “Pais e professores precisam ter a consciência de que o olhar de uma criança diz muita coisa”, afirmou, ao ressaltar que o pedido de socorro, muitas vezes, pode se manifestar de forma sutil.

“Queremos, por meio desta ação, mostrar para nossas crianças que elas têm apoio, e podem pedir ajuda quando for preciso”, completou. O prefeito também falou sobre o papel do poder público no combate à violência infantil e ressaltou o trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares.

“Os conselhos tutelares são o braço forte do poder público no enfrentamento à violência infantil. A prefeitura está de portas abertas para colaborar, inclusive com ações como esta, que educa e orienta os alunos a levar informações para casa, e a criar uma rede de proteção para nossas crianças”, disse.

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, explicou que a pasta realiza um trabalho com os profissionais da Educação para identificar casos de violência contra os alunos, e desenvolveu procedimentos para combater os abusos.

“É muito importante enfrentarmos esse tema, e especialmente combater todos os tipos de violência, seja sexual, física ou psicológica contra crianças e adolescentes. Nós realizamos um trabalho com os profissionais para identificação de casos e temos um procedimento desenvolvido. Contamos com uma rede formada pela prefeitura, conselhos tutelares, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça, para combater efetivamente todos os tipos de violência”, afirmou o secretário.

Suelaine de Lima Alves, diretora da Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeira das Neves, no Residencial Barravento, local em que foi realizada a ação, explica que notou mudanças no comportamento de algumas crianças no retorno das aulas presenciais.

“Agora, nesse período pós-pandemia, em que ficamos muito tempo de forma remota, estamos sentindo uma dificuldade na socialização das crianças, e sentimos que elas estão mais agressivas. Nós não sabemos o que aconteceu nos últimos dois anos. Você observa o comportamento, observa se elas estão mais caladas, mais tristes, tudo pode ser um indício. Estamos realizando essa aproximação, um trabalho para que elas tenham confiança e que possam falar. Estamos fazendo esse mesmo trabalho de aproximação com as famílias”, disse.

O presidente do Conselho Tutelar da Região Noroeste, Júnior Borges, destacou a importância do trabalho conjunto na proteção das crianças, e o apoio da prefeitura de Goiânia. “Nós sabemos que a violência acontece no seio familiar, ou com pessoas que estão próximas. Quero ressaltar o trabalho que toda rede social tem feito com o apoio do prefeito Rogério Cruz. Estamos trabalhando diuturnamente, juntamente com a Guarda Municipal, os profissionais de educação, a assistência social e saúde, porque a nossa prioridade é a criança e o adolescente”, afirmou.